Apresentação
JUSTIFICATIVA
Na realidade atual, encontram-se inúmeros fatores que interferem de forma negativa na atividade do futsal do nosso estado. Pode-se afirmar que esta interferência será decisiva no futuro da nossa modalidade o futsal. O esporte pode funcionar como agente no processo de educação preventiva assim como formação de pessoas, onde o atleta, através de prática desportiva, ocupará a maior parte de seu tempo livre em atividades prazerosas e com intuito de ensinar.
Tudo isso aliado a formação de valores, como disciplina, companheirismo, trabalho em equipe, entre outros fatores. A comunidade por sua vez, tem como compromisso oferecer essas atividades que, com certeza, contribuem na formação de um cidadão mais consciente e responsável para ser inserido na sociedade. Sabe-se também, que um dos fatores que levam os atletas à prática desportiva é a participação em competições, seja ela de caráter municipal, regional, estadual ,nacional ou internacional. Essa prática competitiva serve também como experiência preparatória de vida para esses atletas, pois vivenciarão episódios corriqueiros de sua vida futura como derrotas, vitórias, competição por uma posição, ajuda ao próximo, entre outros.
O projeto Da Liga futsal em parceria com possíveis empresas pretende dar um passo maior, com o objetivo de estabelecer como referência na organização de competições nas categorias de base e adulto visando um maior aproveitamento dos atletas. Para isso, necessitamos de uma parceria para que possamos incrementar nosso projeto. Visto isso, o presente projeto se justifica pelo fato de que o investimento feito aqui será de grande valia e retorno.
OBJETIVOS 1.1 – Objetivo Geral - Incentivar o envolvimento de crianças e adolescentes em atividades desportivas, com caráter competitivo e recreacional, no intuito de proporcionar aos mesmos, experiências de vida e vivências no âmbito desportivo que contribuam para um crescimento pessoal.
1.2 – Objetivos específicos - Oportunizar aos atletas a participação em competições municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. - Conscientizar os atletas da importância do exercício físico, bem como a disciplina imposta pelo mesmo. - Estruturar as categorias de base com o intuito de revelar atletas, visando à participação de competições mais importantes conforme o desenvolvimento do trabalho. - Aliar o esporte e a escola como forma de conscientização dos atletas para o bom andamento dos dois.
Histórico
A Liga Catarinense foi fundada em 24 de novembro de 2015 com a finalidade de proporcionar melhores condições, diminuir custos e oferecer retorno as equipes participantes da competição.
No ano de 2016 a Liga estreou no cenário catarinense com 13 equipes franqueadas, sendo 11 equipes participantes em atividade. Na categoria sub-16, a LCF manteve 15 equipes atuantes. No Sub-14, foram 7 equipes em disputa.
Pensando na formação da garotada, a Liga Catarinense inseriu no ano de 2016 as categorias Sub-12 com 11 equipes na disputa. Na categoria Sub-10, foram10 equipes participantes e na categoria Sub-08, a participação de 6 equipes.
Em 2017 a Liga manteve na categoria adulto com 10 equipes atuantes sendo 17 equipes franqueadas. Com novas equipes adquirindo franquias e a licença de 7 equipes. Nascia também a competição feminina com a participação de 4 equipes Já a base deu ums alto importante com a criação do Sub-18 contendo a participação de 5 equipes. Na categoria Sub-16 tivemos a particpação de 11 equipe. A categoria Sub-14 contou com a participação de 14 equipes. A categoria Sub-12 teve um alto crescimento com a participação de 20 equipes. A categoria Sub-10 teve 14 equipes participantes na temporada 2017. A categoria Sub-08 contou com 7 equipes.
Em 2018, a categoria adulto masculina conta com 20 equipes participantes. A marca é histórica e recorde desde o início da entidade. Neste ano, a LCF contou com a volta de dois clubes tradicionais e a chegada de mais 9 clubes estreantes. A competição feminina e as categorias de base também alcançaram uma marca significante na temporada.
2019, a Liga Catarinense novamente veio forte. Com 16 clubes participantes, o Estadual LCF teve uma mudança na forma de disputa e foiser atraente para as equipes que tiveram novamente um calendário amplo e extenso. A Copa Catarinense nesta temproada voltou a ser disputada no início da temporada com um calendário mais extenso sendo realizada até o mês de novembro. Com 12 equipes participantes, a competição bateu recorde no ano de 2019.
A temporada 2019 contou ainda com competições de base no masculino e com a criação das competições de base também no feminino. O Adulto feminino nesta temporada também contou com novas equipes participantes crescendo no número de participações.
Ainda em 2019 a Liga Catarinense entrou pra história como sede do 1º Campeonato Brasileiro de Seleções realizado na cidade de Seara. Na oportunidade, com a participação de sete seleções, a Liga Catarinense conquistou o título inédito e assim foi a primeira seleção campeã da competição.
Em 2020, a Liga Catarinense assim como muitas entidades sofreram para buscar alternativas e realizar uma competição atraente para os clubes, que tiveram que cortas gastos, realizar exames para o Covid-19, sem presença de público. Um ano atípico mas corajoso para nossa entidade.Realizamos as finais da Série Ouro, Feminino e Sub-18. Apenas a Série Bronze ficou pelo caminho e será retomada no início da temporada. Em um ano totalmente diferente, tivemos um campeão inédito no adulto masculino e um campeão inédito no feminino.
Agora, nos resta esperar por 2021. Que ele seja totalmente diferente, que tudo possa voltar ao normal, para que possamos colocar em prática tudo que planejamos. Enfim, um ano para entrar na história da Liga Catarinense de Futsal. Uma entidade totalmente independente e volta para seus franqueados e filiados.
Notícias
ESTADUAL LCF SUB-16 CONHECE SEUS SEMIFINALISTAS
Semifinais iniciam já no final de semana.
CORREIA PINTO FUTSAL CONQUISTA A COPA CATARINENSE 2024
Com empate, equipe serrana conquistou título inédito.
GOL DE BICO CONQUISTA O BI CAMPEONATO NA LCF FEMININA
Vitória diante da SME Xanxerê em casa deu o título a equipe de São Miguel do Oeste.
APACH/CRC CONQUITA O TÍTULO NO ESTADUAL LCF SUB-08
Fase Final aconteceu em Chapecó no ginásio do CRC.